segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Consulado - Parte 2


Helloooou there!

How Have you beeen?


Continuando com o post anterior que ficou maior do que eu esperava, vou comentar como foi o segundo dia do processo do visto em São Paulo, dia em que acontece a entrevista no Consulado Americano, let's go?

Pra falar bem a verdade, eu já estava até me acostumando a ficar despreocupada em relação a entrevista do Visto. Acho que toda a semana passada, a questão das passagens, do medo de me atrasar foi o que me deixou mais nervosa, mas depois que cheguei lá tudo foi se acalmando - Até eu chegar no consulado!

Minha entrevista estava marcada para as 11:30 então eu preferi não sair junto com a maioria da excursão, que partiu do hotel em torno das 8h40/9h00. Como eu ia ter que ficar esperando caso fosse muito cedo, dormi até mais tarde, tomei um belo café da manhã e depois peguei um taxi (tá, nem era tão longe, mas eu peguei um taxi!) e rapidinho cheguei ao consulado. Chegando lá algumas pessoas já tinham tirado, outras estavam esperando, mas não havia muitaaaa fila da maneira que eu imaginava. Aos poucos foram chamando o pessoal das 10:45, 11:00, 11:20....até que o coração bateu muitooo mais forte quando chegou a vez dos da 11:30! Simmm só ai eu e a maioria do pessoal acabou indo realmente pra fila. Sério, não tem motivo para você ficar lá se não estiver próximo ao seu horário, só fique atento para escutar quando a mulher gritar a sua vez!

Fiquei na primeira fila do lado de fora e ao entrar me pediram alguns documentos (que eu já nem lembro quais eram hahaha). Na segunda fila pedem pra você mostrar o passaporte, o DS e o pagamento da Sevis, será que era isso? Credo!!! Enfim...fomos todos para uma terceira fila, que desta vez tinha uns bancos para nos acomodar - no sol, claro! Que eu lembre tinham 4 filas e nós do Intercâmbio fomos para a fila 3-VERDE. Depois de esperar um pouco fomos para última fila antes de realmente entrar nas propriedades mais íntimas do Consulado. Nos pediram para ficar apenas com os documentos e tirar até o que se tinha dentro dos bolsos das roupas. Entramos de 4 em 4, nos passaram aquele detector de metal e fomos seguindo até chegar em um grande saguão meio bagunçado onde havia vááááárias pessoas, inclusive os outros intercambistas com horários anteriores, que ainda estavam esperando para serem chamado.

Esqueci de comentar, na segunda fila nos entregaram um papel com um número, tipo uma senha, ai quando se chega nesse grande saguão, tem que esperar o cara chamar. Tem que se prestar muita atenção ou procurar ficar perto deles, porque é muito barulho e não da pra escutar muito bem. Ele até que me chamou rápido e ai a coisa ficou preta!

A última fila chega, não estava muito grande. Nessa fila tem uma moça que a controla e vai indicando cada um para um determinado guichê pra conversar com o cônsul.

Eu acabei indo para o guichê de número de 10 onde havia uma senhora sendo entrevistada. Eu fiquei meio nervosa porque a mulher demorou muitooo. Pelo que consegui escutar ela estava indo para a Disney mas teve uma hora que o consul foi lá pra dentro e demorooooou uma vida pra voltar. Enquanto isso os outros ao meu lado iam seguindo para os seus respectivos guiches e eu ficava ali e nada, nada, nada! Até que o cônsul voltou e falou que a mulher estava aprovada, ufaa!!

Muito educada que sou, esperei que ele me chamasse para então ir em sua direção. Cheguei lá ele me disse bom dia e pediu para que eu colocasse a mão esquerda no leitor e depois perguntou o que eu ia fazer, seguido das outras perguntas que coloquei abaixo:


- O que você vai fazer nos EUA?
- Você fala inglês?
- Pra onde você vai?
  (Falei Lake Tahoe e ele respondeu: "It's a nice place to live!" )
- Onde vai trabalhar?
- Já viajou para o exterior? (Nisso ele folheou meu passaporte)
- Em que função vai trabalhar? (Recreation)
- Em qua faculdade estuda?
- Qual curso?
- Quantos semestres já cursou?
- Quando iniciam suas aulas?
- Quando você vai voltar?
- Você sabe que tem que voltar antes do início das suas aulas?


E fiiiim! Nisso ele carimbou o DS e assinou e pronto!
Consegui entender tudo o que ele falou, exceto quando me perguntou pela segunda vez a respeito da função que eu ia trabalhar. Eu respondi novamente, mas ele queria saber o que eu ia fazer no Recreation! A questão era, NEM EU SABIA O QUE IA FAZER NO RECREATION!!! Meio que me embaralhei mas consegui responder rapido e disse que ia cuidar da pista de patição HUAHAHUA

A maioria dos intercâmbistas da Travel conseguiu o visto. Para alguns pediram mais coisas e até os documentos que levamos. Pra mim felizmente não pediram nada e as perguntas foram bem simples!

Sai com um alívio de lá e nem tinha caido a ficha que já tinha passado tudo, porque os momentos na hora da fila foram realmente tensos hahahaha

Acho que esse ano esta tranquilo pra quem vai de J1, e para aqueles que ainda vão, prestem sempre atenção no que o cônsul diz e responda com clareza, tentando dizer tudo em inglês. Em alguns casos alguns falaram português mas para outros participantes que as vezes esqueciam alguma palavra, o cônsul fazia questão de esperar para que o estudante respondesse ou terminasse determinada frase em inglês.

Boa sorte pra quem ainda vai e pensem sempre que vai dar tudo certo!!!
Agora é torcer pela chegada do Passaporte até o nosso embarque, já vi que tem gente esperando desde o começo do mês, e nada!

Pensamento positivo! :)


4 comentários:

Unknown disse...

Vc entrevistou com o gordinho simpático tmb ? rs ..

Parabéeens !!
Let's go to USA ;)

Vc já pegou seu passaporte? '-'

Luna disse...

Não acheeei esse gordinho, e olha que eu procurei ele mas não enxerguei hahaha
O meu era um meio alto, magro, era Joshua o nome dele *-*
O passaporte já ta pronto pra ser retirado, o pessoal da agencia vai buscar :D
Você ja conseguiu tirar o seu tbm?

Tá chegandoooooo!!
Beijooo!

Paola da Luz disse...

Que bom que foi tudo tranquilo pra vc tbm, luna!! Dá um alívio, né? :)
E vocês ficaram em qual hotel? O hotel que eu fiquei com a excursão não era mto perto do consulado, infelizmente...se não teria feito a mesma coisa que você!! hahaha.. Adorei o post. Beijo! E falta poucooo =)

Luna disse...

Dá sim, nem parece que foi tão sofrido depois hahaha Nós ficamos no Ibis Budget (antigo Formule 1) do Morumbi, era bem pertinho do Consulado, voltamos a pé de lá até o shopping pra almoçar depois =)
Agora só falta alguns dias, bem pouquinho né? hehe Beijooo!!

Postar um comentário

 
;